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Artigos - NOVIDADES DA TECNOLOGIA RFID

Pike Corp. quer reduzir o custo de substituição e garantir que as ferramentas certas estejam no local de trabalho sempre que necessário

Por Claire Swedberg
13 de setembro de 2018 – Quando os veículos elétricos viajam para locais de construção ou manutenção, carregam milhares de dólares em ferramentas e o rastreamento desses itens pode ser uma atividade desafiadora para as equipes designadas para construir e reparar linhas de energia. A Pike Corp., que fornece serviços de construção, reparo e engenharia para linhas de alta tensão e subestações nos Estados Unidos (EUA), usa a tecnologia RFID para assegurar que todos os caminhões estejam devidamente equipados. A solução RFID Tool Tracker, fornecida pela Silent Partner Technologies (SPT), está sendo instalada em veículos pelo fornecedor de equipamentos Altec.
A Pike Corp. é uma prestadora de serviços públicos de eletricidade com milhares de funcionários e milhares de veículos utilitários nos EUA – com um total de centenas de milhares de ferramentas carregadas neles – e atende a mais de 300 concessionárias de propriedade de investidores. A empresa constrói novas linhas de energia, bem como mantém as existentes, usando equipes e caminhões.
Porta aberta com uma antena anexada
“Nosso desafio era encontrar uma maneira de gerenciar as ferramentas nesses veículos”, diz Cliff Edwards, vice-presidente de projetos especiais da Pike Corp., para minimizar perdas e aumentar a eficiência no rastreamento de ferramentas. “Nosso trabalho é construir linhas de energia com segurança e produtividade”, diz ele, e o rastreamento manual de ativos leva tempo, tanto para a administração na sede da empresa quanto para a equipe nos locais de trabalho.
Normalmente, quando um caminhão utilitário carregado deixa a Pike Corp. para o local de um cliente, ele pode não retornar por anos. O veículo atenderá as necessidades de construção em um único local e, muitas vezes, será enviado para outro local em uma área vizinha. Portanto, acompanhar o que está no veículo, bem como sua condição, exigiu esforço manual para contagem de ferramentas e entrada de dados em um banco de dados. Se os trabalhadores descobrissem que uma nova ferramenta era necessária, eles colocariam uma solicitação para esse item. Perder o controle de uma ou duas ferramentas pode custar caro, e a empresa pode acabar substituindo ferramentas que simplesmente foram perdidas – por exemplo, elas podem estar em outro veículo.
Além disso, há a questão de garantir que todas as ferramentas estejam disponíveis quando forem necessárias. Uma empresa de serviços públicos pode exigir ferramentas de tamanhos diferentes de outra, por isso, é importante para o expedidor entender o que está a bordo de cada veículo, bem como se ele atenderá aos requisitos de um projeto específico.
A Pike Corp. procurou uma solução que não exigisse nenhum esforço de seu pessoal de campo. “Nós tivemos a ideia de saber qual inventário em um veículo deveria ser automatizado”, diz Edwards. Isso significava um sistema de mãos livres que não exigiria scanners de mão. A empresa experimentou uma variedade de tecnologias e começou a trabalhar com a SPT em uma solução UHF baseada em RFID e GPS no início de 2017. A Altec, que fornece muitas das ferramentas usadas pelas equipes de Pike, está instalando os leitores e antenas RFID nos caminhões utilitários. Também está aplicando tags RFID UHF em ferramentas que vende para a empresa de serviços públicos.

A Pike Corp. e a SPT experimentaram uma solução fixa que rastreava as mercadorias em qualquer veículo, lendo etiquetas RFID em cada equipamento em tempo real. Um leitor com 32 antenas no veículo forneceu esse nível de granularidade. No entanto, diz Will Crouch, analista financeiro da Pike, que era mais do que o necessário, e os custos de instalação seriam exorbitantemente altos.

Ferramenta etiquetada
Ted Kostis, presidente da SPT, diz que a equipe instalou um sistema com apenas nove antenas, o que poderia capturar a passagem de itens marcados para dentro e para fora do veículo. As antenas também lêem as etiquetas dentro do caminhão, sem saber especificamente onde estão localizados no veículo.
Primeiro, cada produto – como uma motosserra, um cortador de cabos ou algum outro equipamento – tem uma etiqueta RFID UHF anexada a ele. O número de identificação exclusivo codificado na tag é vinculado ao software SPT (que reside no servidor da Pike) aos dados sobre essa ferramenta, como seu fabricante, quando foi colocado em serviço e quando foi inspecionado ou reparado. O sistema também captura dados de GPS, que são então vinculados aos dados lidos para que o software possa determinar em qual site as ferramentas foram removidas ou retornadas.

Um leitor JADAK / ThingMagic UH Nano é alimentado pelo motor do veículo, para que transmita os dados de volta ao servidor através de uma conexão celular, somente se o motor do veículo estiver em funcionamento – o que é tipicamente o caso durante os processos de carga e descarga. O sistema pode então ser configurado para enviar dados em intervalos específicos, como a cada 15 minutos, quando o motor estiver funcionando, bem como quando a ignição for ligada.
Crouch diz que um dos desafios do projeto era garantir que todos os equipamentos, em uma variedade de materiais, pudessem ser lidos facilmente dentro de cada caminhão, e que eles fossem carregados ou descarregados. Isso significava usar vários tipos de tags para garantir que aqueles em fibra de vidro, plástico, metal ou uma combinação de materiais pudessem ser lidos corretamente. As etiquetas foram aplicadas usando epóxi que foi testado para garantir que os rigores do ambiente em que as ferramentas seriam usadas não danificariam as etiquetas ou as soltariam.

Várias centenas de ferramentas foram inicialmente marcadas e rastreadas na Califórnia, Carolina do Norte e Flórida. A administração da empresa agora pode visualizar a localização de cada veículo e determinar quais ferramentas são carregadas nela, bem como onde as ferramentas foram removidas e depois devolvidas (indicando que elas foram usadas para trabalhos de construção). “Somos capazes de ver ferramentas em qualquer caminhão”, afirma Edwards, “assim como o movimento de um caminhão para outro”.

A empresa possui aproximadamente 50 veículos implantados com a tecnologia RFID até o momento, permitindo rastrear o uso de ativos nas instalações dos clientes. “Nosso objetivo é ter o sistema à prova de balas antes de sair para fazer o resto dos caminhões”, explica Edwards – dos quais existem milhares.

Os dados não apenas garantem que a empresa saiba quais ferramentas são carregadas em cada veículo, mas também permite análises. Os trabalhadores, por exemplo, podem ver com que frequência as ferramentas são usadas, bem como quais ferramentas raramente ou nunca são usadas. Dessa forma, a empresa pode planejar melhor o estoque de cada veículo para atender às demandas da maioria dos projetos, adicionando mais ferramentas comumente usadas e menos (ou nenhum) daqueles que não provaram nunca deixar o veículo. O sistema também poderia ser usado no futuro para oferecer uma funcionalidade de alerta, a fim de permitir que o gerenciamento ou os drivers saibam se uma ferramenta está sendo deixada para trás em um site do cliente.

Tornar as compras nas lojas tão fáceis quanto comprar online parece ótimo, mas entregar a experiência aos clientes é muito mais difícil do que alguns podem pensar

Por Mark Roberti

6 de setembro de 2018 – No dia 3 de setembro, o New York Times publicou um artigo intitulado “Hard Lessons (Thanks, Amazon) Breathe New Life Into Retail Stores” [Lições difíceis (Obrigado, Amazon) dão vida nova às lojas de varejo], que diz que o tráfego da loja está em alta. O jornalista afirma que “as lojas que aprenderam a combinar a facilidade e gratificação instantânea de compras de e-commerce estão florescendo, enquanto aqueles que não conseguiram evoluir estão na bancarrota ou à beira dela”.

O artigo aponta que “os compradores da Target podem pedir protetor solar ou uma camiseta do Tokidoki Unicorno pelo celular e, no estacionamento da loja, parar e levar os itens para o carro”. Os clientes da Nordstrom podem devolver os itens “colocando-os em uma caixa e saindo” e o Walmart usa 25.000 compradores pessoais “para selecionar e empacotar mantimentos para coleta seletiva”. O escritor observa que os três varejistas registraram crescimento de vendas acima do esperado para o trimestre mais recente.

Esses três varejistas estão no caminho certo, e aqueles que espalharam temores sobre um “apocalipse de varejo” estavam exaltando a notícia do fechamento de lojas (embora o fato de mais de 10 mil lojas fecharem desde o início de 2017 não seja insignificante). Mas sugerir que os varejistas convencionais (físicos, de tijolo e argamassa) resolveram todos os seus problemas é também exagerar as coisas.
A Target fez um bom trabalho ao permitir o varejo omnichannel e modernizar suas lojas para trazer os compradores de volta – mas a execução de uma verdadeira estratégia omnichannel não é fácil. A precisão do estoque na maioria das lojas de varejo é de cerca de 65%. Em algumas categorias, pode chegar a 30%, de acordo com estudos realizados pelo Laboratório RFID da Universidade de Auburn.

O laboratório já trabalhou com dezenas de varejistas que exploram soluções de RFID, e descobriu, informalmente, que os associados das lojas têm sucesso na escolha de itens encomendados on-line de apenas 35% a 60% do tempo. Consequentemente, leva de dois a três dias para cumprir um pedido, em vez de duas a três horas. Como a Amazon entrega mercadorias em um ou dois dias para os membros do Prime, dois ou três dias para receber um pedido de uma loja local não é suficiente.
Certificar-se de que você tem os itens que os clientes desejam, quando e onde querem, envolve complexidades logísticas que não são facilmente resolvidas sem uma nova tecnologia. Você pode contratar uma grande quantidade de trabalhadores extras e ter uma grande quantidade de estoque extra para garantir que você tenha itens na loja, mas isso é caro e reduz os lucros. Mesmo se você fizer isso, os funcionários da loja podem cometer erros – escolher os itens errados – e ainda deixar o cliente insatisfeito.

Tornar as compras nas lojas tão fáceis quanto comprar online exigirá várias tecnologias. Um sistema de identificação por radiofrequência deve ser a base para todos os varejistas, pois somente o RFID fornece contagens precisas de estoque de maneira rápida e fácil, permite o rastreamento do estoque e garante que os associados da loja possam escolher o item certo todas as vezes.

A RFID pode ser usada em conjunto com análises de vídeo, beacons Bluetooth Low Energy (BLE) e software de gerenciamento de relacionamento com o cliente para comercializar para os clientes na loja, no momento da compra. Pode ser casada com software de inteligência artificial para prever melhor as vendas e os níveis de estoque necessários para reduzir o estoque esgotado. Além disso, pode fornecer dados que tornam a otimização da cadeia de suprimentos, a otimização da equipe e outros aplicativos úteis.

Descrevemos como os varejistas de estratégia devem adotar em nosso white paper gratuito “Digital Transformation: A Step-by-Step Guide for Brick-and-Mortar Retailers”. Isso explica por que você não pode simplesmente adotar uma estratégia omnichannel sem consertar seu problema de estoque primeiro, e como todas as tecnologias mencionadas acima trabalham juntas para permitir o verdadeiro varejo omnichannel. Isto é, explica como tornar as compras nas lojas tão fáceis quanto fazer compras online.

Se você é um varejista e quer acertar a curto e longo prazo, aconselho-o a baixar e digerir nosso white paper.
Mark Roberti é o fundador e editor do RFID Journal.

Gado usa tag RFID no estado de Washington

Por Claire Swedberg

20 de março de 2018 – A Secretaria de Agricultura do Estado de Washington (WSDA), nos Estados Unidos, propôs atualizações em suas regras para identificação do gado. A ideia é que sejam individualmente reconhecidos por meio de etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID).

A proposta entrará em um período de comentário público antes de a WSDA decidir se deve ou não adotar os regulamentos propostos. Se a regra for adotada, todos os bovinos com idade acima de 18 meses teriam que ser marcados com tags habilitadas para RFID de baixa frequência (LF), e o número de identidade exclusivo de cada tag precisaria ser vinculado a uma determinada vaca ou touro e com registro de movimento no banco de dados do WSDA.

Hector Castro, da WSDA
O requisito determina que as vacas fossem marcadas no momento em que recebessem vacinas contra a brucelose (para prevenir a infecção bacteriana infecciosa) e os touros quando são amostrados por tricomoníase (uma doença venérea). As tags podem então ser interrogadas em leilões ou por veterinários ao longo da vida dos animais.
O estado já exige uma identificação oficial sob a forma de uma etiqueta de metal para garantir que os proprietários de gado atendam à sua política de rastreabilidade de doenças animais (ADT), explica Jodi Jones, gerente de operações da Divisão de Serviços de Animais da WSDA. O programa ADT destina-se a satisfazer as expectativas da USDA para todos os estados dos EUA para progredir em sistemas de coleta de identificação, a fim de prevenir ou gerir doenças entre gado. Atualmente, exige-se, no mínimo, o uso de uma etiqueta de ouvido visual aderente a um padrão de identificação específico.

“Todo o objetivo é rastrear o movimento de um animal [e vacinas] rapidamente”, diz Hector Castro, diretor de comunicação da WSDA. No caso de um surto de doença, explica, a agência usaria os dados baseados em RFID para identificar onde os animais afetados poderiam estar localizados. “Dessa forma”, afirma Castro, “minimizamos o impacto dessa doença”.

“Em última análise”, diz Jones, “queremos reduzir o impacto econômico sobre os produtores de gado”. Atualmente, se uma doença – como a das vacas loucas – é detectada no estado, todos os bovinos considerados em risco podem ser colocados em quarentena e podem permanecer assim até que seja confirmado que nenhum animal está infectado. “Quanto mais rápido pudermos identificar os animais”, afirma, “mais rápido podemos liberar quarentena”.

O Estado de Washington já implantou um programa de identificação por etiquetas de metal por vários anos, mas o estado – juntamente com os outros 49 estados em todo os Estados Unidos – deverá avançar em direção a um programa de identificação eletrônica até 2020. Desde 2016, os fazendeiros de Washington tinham 1,5 milhão de bovinos (tanto de carne como leiteira) produzindo US$ 1 bilhão em leite e US$ 704 milhões em carne bovina. Tradicionalmente, o gado foi rastreado através de papelada, que tem seus limites quando se trata de identificar cada animal em todo evento ou transação, como venda em leilão ou inoculação por um veterinário estadual.

“Eu acho que alguns na indústria pecuária reconhecem o valor disso”, diz Castro, “enquanto outros têm preocupações”.

Alguns pecuaristas indicaram que o programa RFID seria uma despesa debilitante. Por essa razão, Castro acrescenta que se opõem ao mandato. Os produtores de gado de Washington, por exemplo, publicaram objeções em seu site, que incluem o custo das próprias tags e os requisitos de mão-de-obra para que produtores de gado apliquem ou digitalizem as etiquetas.

“Os produtores de Washington não só teriam que comprar o equipamento de leitura e o software de computador para ler as tags”, afirma o site da organização, “mas bancas as horas manuais necessárias para ler, gravar e transmitir informações com sucesso”. A associação também acredita que o requisito relativo à coleta de dados RFID pode desencorajar os produtores de receber as vacinas necessárias.

Se o programa RFID for exigido, as tags passivas LF de 125 kHz estarão disponíveis a partir de fornecedores de tecnologia RFID, como os leitores portáteis ou de painel (fixos) que poderiam capturar números de ID de etiqueta e encaminhá-los para o banco de dados do estado.

Um veterinário credenciado precisaria aplicar uma etiqueta na orelha de cada vaca ou touro para o produtor de gado quando vacina para brucelose ou amostragem para tricomoníase. E enviaria o ID único da tag, juntamente com a certificação dos registros de saúde do animal, para o WSDA. Os veterinários teriam um leitor portátil para realizar esta tarefa. Esse deve ser um processo mais fácil para veterinários, diz Jones, do que os veterinários de inscrição manuscrita ou eletrônica de entrada atualmente usam.

A coleta de dados RFID ao invés de números de identificação em tags metálicas deve ser mais fácil para veterinários ou outras pessoas que administram o gado, diz Jones. Isso porque a leitura física de uma etiqueta de orelha metálica pode exigir a restrição da cabeça de um animal para obter uma visão clara do número de identificação da etiqueta. Com a RFID, ela acrescenta: “Eles podem simplesmente varrer o animal, e isso é menos estresse sobre o animal”. O veterinário pode então carregar os dados do leitor de mão para o banco de dados do estado.

As tags custarão aproximadamente US$ 2 por unidade, e a WSDA está examinando como poderia ajudar a subsidiar esse custo para os produtores de gado. A agência está atualmente no processo de agendar um período de comentários públicos, o que pode não acontecer até o final da sessão legislativa deste ano. Vários outros estados têm procurado ou implementado soluções de marcação RFID também. Por exemplo, Michigan exige que as marcas de ouvidos RFID sejam aplicadas a qualquer animal que seja originário desse estado.

Fonte: http://brasil.rfidjournal.com/noticias

Aeroporto de Londres rastreia carrinhos de bagagens

Por Claire Swedberg

19 de março de 2018 – O Aeroporto de Heathrow, em Londres, está avaliando os resultados de um teste de três meses (POC ou prova de conceito) envolvendo o uso da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) da Vero Solutions para rastrear seus carrinhos [troles] à medida que chegam e deixam as áreas de bagagem de seus terminais. O teste – que ocorreu de outubro de 2017 a janeiro deste ano – teve como objetivo determinar a maneira como a tecnologia pode rastrear os carros e, assim, garantir que estejam disponíveis para os passageiros quando necessário.

O Heathrow é o segundo aeroporto mais movimentado do mundo em voos internacionais para 84 países. São esses voos internacionais, bem como muitos domésticos, que geram um alto volume de bagagem, juntamente com a necessidade de os passageiros transportarem esses volumes. A equipe de inovação do aeroporto, que gerenciou o piloto RFID, descobriu que a tecnologia foi efetiva para capturar os movimentos de carros dentro e fora da área de bagagem e agora está pesquisando como uma solução completa poderia funcionar.

A equipe de inovação é a encarregada de testar novas opções de tecnologia para resolver problemas do Heathrow. O grupo adota uma abordagem sistemática para testar a tecnologia na prática antes de planejar implantações em grande escala, de acordo com Ben Wagenaar, tecnólogo de inovação no aeroporto. Qualquer tecnologia, diz ele, deve resolver um desafio comercial contínuo, para ter um lugar no aeroporto.
A equipe de operações de troleiros do aeroporto é composta por pessoal encarregado de caminhar pelas áreas em que os carros são retirados, incluindo estacionamento, e devolvê-los aos locais onde são necessários, ou seja, as áreas de chegada e bagagem. Eles também entregam carrinhos que exigem reparo para uma área de teste, onde são enviados para um provedor externo que presta serviços.

Em geral, diz Wagenaar, a equipe de operações de trole é altamente eficiente em seu trabalho. Eles não precisavam rastrear os carros enquanto se moviam pelo aeroporto, observa, tanto quanto precisavam saber quantos tinham na mão – especialmente nas áreas em que mais se necessita. “Eles são brilhantes ao encontrar os carros”, afirma. “Têm um bom sistema, mas faltam visibilidade”.
O aeroporto espera que a tecnologia possa fornecer visibilidade suficiente nos locais de carrinhos que poderiam começar a prever tempos de alta demanda e ajustar a coleta e transferência dos carros em torno do aeroporto de acordo. O teste consistiu em etiquetas adesivas UHF passivas afixadas a aproximadamente 2.000 carrinhos. O aeroporto anexou tags de baixo custo às alças de plástico dos carrinhos, explica Wagenaar. Escolheu as etiquetas de baixo custo para verificar se elas poderiam sofrer danos causados pelo uso em torno da instalação.

O aeroporto pilotou o sistema no Terminal 4, o mais isolado de seus terminais. Instalou cinco leitores Impinj Speedway x-portal RIFD em torno da área de bagagem, diz Declan Begley, gerente da empresa Vero Solution. Cada vez que um carrinho etiquetado passa para fora da área de bagagem, o número de identificação exclusivo da tag é capturado pelo leitor Power-over-Ethernet e encaminhado para um servidor baseado em nuvem, onde o software da Vero Solution interpreta e gerencia os dados.

Durante o piloto, o aeroporto enviou pessoal ao site para contar fisicamente os carrinhos, usando um sistema manual baseado em papel, à medida que chegavam e deixavam o ponto, para comparar os dados com os de RFID. Begley diz que a equipe descobriu que os dados RFID efetivamente capturaram cada carrinho à medida que passavam pelos portais, exceto nos casos em que uma etiqueta havia sido perdida. O alcance de leitura foi de pelo menos 10 metros, estima Wagenaar.
Em alguns casos, os passageiros removeram as etiquetas ou foram danificadas pela bagagem ou pelo transporte, e essas etiquetas precisaram ser substituídas. Por essa razão, diz Wagenaar, o time nunca teve uma contagem completa e específica dos carrinhos no local, embora ganhasse visibilidade sobre o número de carrinhos na área de reivindicação de bagagem em qualquer momento.
No entanto, o aeroporto descobriu que, em alguns casos, a equipe era mais eficaz do que era necessário. Wagenaar diz que o aeroporto estimou que um em cada dois passageiros usa os carros, mas que a média foi menor com o sistema RFID. Agora, o aeroporto tem dados disponíveis que ajudam a entender quantas vezes um carrinho específico foi usado durante o piloto de 12 semanas, bem como quanto tempo demorou para que esse carrinho fosse devolvido à área de bagagem, em média, ou durante qualquer data e hora específicas.

Tradicionalmente, os membros da equipe varrem os lotes de estacionamento e outras áreas para coletar todos os carros e devolvê-los às áreas de retirada de bagagem. No entanto, os dados da RFID mostraram que os carrinhos podem não precisar ser recolocados na taxa e volume que eram, já que os passageiros utilizavam menos carros do que o esperado.

Se o sistema fosse implantado em toda a instalação de cinco terminais, Wagenaar diz que o aeroporto poderia conseguir mais resultados. Por exemplo, se fosse relacionar dados RFID sobre o uso do carrinho com informações de voo (como, logo depois de um grande voo internacional chegar a um determinado terminal), poderia gerenciar melhor a colocação de carrinhos para garantir sua disponibilidade para esses passageiros. Também pode acompanhar o dia e a hora, e assim atender as necessidades de acordo com o fluxo de tráfego. Além disso, poderia vincular informações meteorológicas – por exemplo, mais carrinhos podem ser usados nos dias chuvosos.
Além disso, a tecnologia poderia trazer inteligência para o processo de reparo. Por exemplo, se um carrinho específico voltasse à instalação de serviço para reparos com frequência, a administração do aeroporto poderia identificar que precisava ser substituído, reduzindo assim o número de carrinhos problemáticos no local. Esses dados também podem ser usados quando os carros são comprados, diz Begley, uma vez que o aeroporto pode entender melhor a sua vida útil, identificar quais são mais resistentes e prever quando precisam ser substituídos.
Fonte: http://brasil.rfidjournal.com/noticias

Hospital japonês testa sistema com beacons

Por Claire Swedberg

14 de março de 2018 – No Japão, o Hospital da Universidade de Nagoya lançou um teste de hospital inteligente, no Centro Médico de TI, com beacons Bluetooth Low Energy (BLE), para capturar os sinais e locais vitais dos pacientes, bem como os movimentos dos membros da equipe. A solução foi fornecida pela empresa de tecnologia SATO Healthcare. Os testes começaram este mês e espera-se que continuem ao longo do ano.

O hospital, criado em 1871, contém mais de 1.000 camas e atende a 573.400 pacientes ambulatoriais por ano. A instalação tem crescido e recentemente começou a investigar soluções de múltiplas tecnologias para ajudá-lo a fornecer o melhor tratamento possível para pacientes, à medida que se expande. Por exemplo, lançou um robô noturno para transportar medicamentos para os departamentos onde são necessários e pesquisou formas pelas quais as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) podem ser usadas para entender melhor o que está acontecendo com pacientes, recursos e pessoal.

O piloto do hospital inteligente emprega os beacons BLE da SATO Healthcare para dois propósitos, diz Shintaro Oyama, principal pesquisador do Centro Médico de TI do Hospital da Universidade de Nagoya. O primeiro é acompanhar os locais dos membros da equipe e assim entender aonde vão, bem como a frequência e por quanto tempo interagem com os pacientes. O outro objetivo é capturar os sinais vitais de um paciente e, em seguida, transmitir essas medições para serem armazenadas junto com sua identidade e localização. A tecnologia não apenas rastreia onde pacientes e funcionários estão localizados, mas quanto tempo estão juntos. O PoC tem como objetivo determinar quão bem a tecnologia pode medir as respostas dos enfermeiros às necessidades do paciente e o tratamento subsequente que esses pacientes recebem.
O hospital está usando uma pulseira BLE baseada em sensor Hosiden MEDiTAG para coletar e transmitir os sinais vitais dos pacientes. O hospital procura medir o ponto em que os membros da equipe podem precisar de mais apoio para servir adequadamente os pacientes. Até agora, as informações sobre pessoal e carga de trabalho eram desconhecidas. “Anteriormente, os trabalhadores hospitalares mencionavam a dificuldade de seu trabalho”, diz Oyama, “mas não era medida quantitativamente. Ao fazer a medida quantitativa possível, esperamos otimizar eficientemente o serviço”.

Nagoya examinou uma variedade de soluções para medir o cuidado do paciente e as cargas de trabalho da equipe. “Quando iniciamos este estudo”, lembra Oyama, “o nível de precisão necessário não era claro”. O hospital considerou o uso de sistemas baseados em Wi-Fi- ou de detecção magnética, mas considerou que exigia a precisão de localização que a tecnologia BLE oferece. “Acreditamos que a precisão da detecção de localização com este sistema será uma referência para nós à medida que avançarmos, e é por isso que selecionamos o sistema SATO”.

O sistema de localização interior da SATO Healthcare rastreia os locais dos trabalhadores hospitalares à medida que trabalham em seus empregos. Os dispositivos beacon rastreiam os sinais vitais de cada paciente, incluindo a frequência cardíaca, o movimento físico e o nível de estresse, entre outros detalhes. Pode capturar dados de localização nas camas hospitalares.

O dispositivo MEDiTAG tornou-se comercialmente disponível para o mercado japonês em dezembro de 2017, de acordo com Hiroyuki Konuma, presidente da SATO Healthcare. A SATO determinou que o MEDiTAG, bem como o dispositivo de farol na prateleira utilizado para os membros da equipe, forneceria a granulidade de localização necessária que o hospital exigia. O piloto consta de aproximadamente 130 dispositivos de medição MEDiTAG para rastrear sinais vitais e dados de localização.
Ambos os tipos de dispositivos transmitem dados para receptores fixos instalados nos tetos dos quartos (um por quarto). O software identifica a localização de um indivíduo e sua cama, acrescenta Konuma, empregando triangulação de ângulo de chegada (AoA) em vez de força do sinal, devido ao maior nível de precisão da AoA.

Uma vez que um paciente recebe uma pulseira, os sensores começam a coletar medições de sinais vitais, que são então transmitidas para leitores de gateway via BLE, juntamente com o número de identificação exclusivo da pulseira. Esses gateways capturam os dados e encaminham para o software hospedado na nuvem. A própria identidade do paciente não é armazenada com a identificação da pulseira.

Se os sinais vitais de um paciente se tornarem uma preocupação, como uma mudança rápida na taxa de batimentos cardíacos, o software exibirá um alerta para a equipe do hospital no monitor na estação da enfermeira. No futuro, a instalação pode optar por enviar dados de alerta diretamente para terminais de chamada de enfermagem ou dispositivos inteligentes transportados por funcionários, para obter alertas mais imediatamente na frente daqueles que devem responder.
Os membros da equipe atualmente carregam seus próprios beacons, inseridos em cartões de enfermagem. No futuro, no entanto, a SATO planeja equipar membros da equipe com tags MEDITAG modificadas. À medida que os funcionários se movem em torno da instalação, a localização de cada indivíduo é monitorada, bem como os pacientes com quem ele se encontra e por quanto tempo.

Se a prova de conceito for bem sucedida, o hospital planeja considerar uma instalação permanente. A SATO Healthcare também pode comercializar a solução para outros hospitais no Japão e no exterior. Para o Hospital Universitário de Nagoya, existem várias opções para o uso da tecnologia além do PoC.

“Vejo três possibilidades”, diz Oyama. Em um cenário, o hospital poderia implantar a tecnologia dentro de outras asas da instalação, a fim de garantir níveis de pessoal otimizados durante turnos ocupados. A instalação também poderia usar a plataforma como testbed para novos dispositivos de cuidados de saúde de TIC ou IoT. Finalmente, Oyama acrescenta: a tecnologia pode ser configurada com o número mínimo de antenas e tamanho de implantação para permitir sua implantação fácil em outros hospitais.