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Artigos - NOVIDADES DA TECNOLOGIA RFID

IoT leva conectividade a feridos

Por Claire Swedberg

7 de janeiro de 2019 – Duas empresas de tecnologia se uniram para criar um sistema de resposta a emergências baseado em relógio inteligente, lançado no início deste ano, para indivíduos que podem ser mais jovens e mais móveis do que os usuários tradicionais de tecnologias de ajuda móvel. A solução está sendo empregada como parte do Wounded Warrior Project (WWP ou Projeto Guerreiro Ferido).

O WWP é uma organização sem fins lucrativos de caridade e serviços que oferece serviços para ajudar veteranos que, desde 2001, voltaram da guerra com ferimentos. Ela opera vários programas destinados a melhorar a vida de veteranos de guerra feridos nos Estados Unidos. A Warrior Care Network é um desses programas, com uma rede de centros de tratamento para indivíduos que precisam de assistência física ou psicológica em caráter de emergência. Quatro centros médicos do programa nos Estados Unidos oferecem atendimento em tempo real, respondendo a pedidos de emergência.

Samsung Gear S3: relógio inteligente (smart watch), com o app Samsung Health Suite
A MobileHelp e a KORE Wireless oferecem a solução MobileHelp Smart como parte deste programa, para tornar mais fácil para os veteranos pedir ajuda de emergência com o tipo de dispositivo wearable que se tornou onipresente entre os americanos: um relógio inteligente. A solução vem com um Samsung Gear S3 smart watch rodando o app Samsung Health Suite, diz Jason Rutherford, o executive da KORE, que fornece conectividade de voz e celular, permitindo que o sistema baseado em nuvem da MobileHelp gerencie dados via monitoramento central.
De acordo com a pesquisa 2017 Wounded Warrior Project, 77% dos veteranos feridos sofrem de transtorno de estresse pós-traumático, enquanto 88% recebem benefícios por vários ferimentos do Departamento de Assuntos de Veteranos (VA). Isso significa que muitos precisam de serviços de saúde física e mental acima da demanda de outros públicos, muitas vezes em caráter de emergência.

A MobileHelp vende produtos de tecnologia baseados em segurança para indivíduos vulneráveis, como idosos, desde 2009, diz Rob Flippo, CEO da empresa. Seus primeiros produtos usaram a funcionalidade celular e GPS em um dispositivo usado por pessoas para fornecer mobilidade e segurança. “A KORE tem sido parceira desde o início para que isso aconteça”, afirma Flippo. Se uma pessoa usando o produto da MobileHelp tivesse uma situação de emergência, como uma queda, poderia pressionar um botão, e transmitir dados de GPS para uma central de atendimento da MobileHelp.
A empresa continuou desenvolvendo novos produtos desde então, adicionando capacidade Bluetooth para coletar dados médicos de sensores ou outros dispositivos e encaminhar essas informações junto com o número de identificação exclusivo do usuário. A empresa juntou-se com a Samsung para desenvolver uma solução para tecnologia vestível com conectividade celular de longo prazo (LTE). Flippo observa que os veteranos muitas vezes relutam em usar o mesmo tipo de dispositivo que um paciente idoso pode usar, pois são ativos e exigem algo mais discreto.

O relógio Smart MobileHelp permite que guerreiros feridos e outros usuários acessem uma linha direta de gerenciamento de crises. A pulseira possui um botão de emergência que os usuários podem simplesmente pressionar para serem roteados para um operador. Uma vez que a empresa desenvolveu a tecnologia em um relógio inteligente e ganhou conectividade através da KORE Wireless, a Flippo também doou alguns dos novos produtos para o Wounded Warrior Project. “Nosso objetivo a longo prazo”, explica, “é fornecer conscientização para os necessitados”.

Rob Flippo
Os relógios foram usados por alguns veteranos durante vários meses – por exemplo, pelos participantes do evento Race Across America que começou em 8 de setembro de 2018. Esse evento de bicicleta começou no Ground Zero (agora o local da Freedom Tower) em Manhattan, e continuou pelos Estados Unidos até San Diego, Califórnia. Aproximadamente 35 pessoas participaram com os dispositivos.
A gerência da MobileHelp andou de bicicleta junto com os participantes pelas primeiras 10 milhas. “Fomos capazes de participar disso”, diz Flippo, “e foi muito bom conversar com alguns desses guerreiros”. Alguns usam bicicletas reclinadas ou têm lesões físicas em que estão trabalhando. “Foi ótimo ver como a tecnologia foi bem recebida por eles”, acrescenta.

Jason Rutherford
Flippo diz que a solução foi bem recebida pelos pilotos, que usaram os relógios para monitorar seu progresso, juntamente com informações básicas de saúde, como calorias queimadas. O Samsung Health Suite rastreia o ritmo cardíaco, os passos e as calorias de uma pessoa, bem como o que ela come e bebe durante o dia, e os níveis de calor. Durante o evento, a solicitação de ajuda de emergência estava disponível para os participantes ao apertar de um botão.
“A KORE tem uma tradição de ajudar com a responsabilidade corporativa”, diz Rutherford, “e a saúde é uma das áreas em que gostamos de ajudar. Então, quando eles vieram até nós, nos agarramos à oportunidade de fazer parte da solução ser entregue a esses caras”. O relógio opera nos Estados Unidos, observa.

A MobileHelp já tem 9,5 milhões de dispositivos em uso por indivíduos vulneráveis, incluindo aqueles em ambientes industriais ou de assistência domiciliar. “Isso só é adicionado à equação para chegar a um novo grupo demográfico mais jovem”, afirma Flippo. Rutherford diz: “Acho que esses fatores de mudança de forma tornarão mais aceitável usar esse tipo de solução”.

Robô automatiza inventário da Decathlon

Por Claire Swedberg

4 de janeiro de 2019 – Quando a Decathlon abriu suas portas nos Estados Unidos (EUA), em novembro de 2017, imediatamente economizou custos de mão-de-obra e aumentou a precisão do seu inventário graças a um robô que faz a leitura EPC UHF RFID. A máquina permite que a loja de artigos esportivos, localizada em São Francisco, Califórnia, capture automaticamente os dados não apenas do estoque disponível, mas também de onde os produtos estão localizados.

A Decathlon já utiliza RFID para gerenciar estoques de suas lojas na Europa e na Ásia. Quando planejou a abertura de uma loja de marca nos EUA, a empresa considerou novas maneiras de usar a tecnologia e selecionou um sistema robótico da Simbe Robótica. O robô Tally da Simbe foi inicialmente lançado para usar a visão computacional para gerenciar atividades em uma loja, incluindo preços, bem como monitorar produtos em prateleiras. Mais recentemente, tem fornecido a funcionalidade de leitura de RFID com seu robô.

O robô Tally automatiza inventário de lojas e acha itens perdidos
A Decathlon é a maior varejista de artigos esportivos do mundo e até 2017 não tinha presença nos Estados Unidos. A empresa abriu sua primeira loja em Lille, na França, em 1976, e agora opera aproximadamente 1.414 localidades em todo o mundo. A San Francisco Lab Store tem como objetivo coletar feedback dos clientes sobre seus produtos e, em seguida, usar essas informações para inovar. Possui mais de 10.000 produtos no local, abrangendo mais de 80 modalidades de esportes, e quase todos os produtos são armazenados no chão de fábrica.
Como a Decathlon já aplica tags RFID à maior parte de suas mercadorias no ponto de fabricação, optou por alavancar a funcionalidade RFID em um robô para evitar que os funcionários da loja passassem pela tarefa demorada de percorrer os corredores com um leitor portátil de RFID para contar produtos.

“Todos os nossos produtos têm etiquetas RFID”, diz Tony Leon, CTO da Decathlon. “Ao ajudar nossa equipe com o estoque, Tally permite que nossa equipe gaste mais tempo interagindo e interagindo com os clientes e menos tempo nos bastidores contando produtos”. O robô percorre os corredores das lojas sete dias por semana, com o objetivo de capturar um inventário de todos os itens pelo menos uma vez ao dia, explica Brad Bogolea, CEO e co-fundador da Simbe Robotics.

A Decathlon fornece um ambiente excepcionalmente desafiador para rastrear o inventário. Como quase todos os seus produtos estão disponíveis na área de vendas, é vital que a empresa entenda quais mercadorias precisam ser reabastecidas e quais podem estar armazenadas incorretamente. No ambiente de artigos esportivos, no entanto, os clientes geralmente pegam um produto e o levam para outra parte da loja. Por exemplo, diz Bogolea, não é incomum ver alguém andando de bicicleta ou de skate para fazer um teste dentro da loja e depois não devolve o item ao local correto.
Isso torna a RFID uma boa opção de tecnologia para detectar automaticamente a localização de um produto e coletar dados para análise, permitindo que a loja saiba como e onde os produtos estão sendo manipulados. A empresa trouxe pela primeira vez o robô Tally ao local e usou seus sensores baseados em câmeras para criar um mapa do ambiente de 8.500 pés quadrados de um andar. Isso, diz Bogolea, pode ser realizado em questão de minutos.

O Tally é um robô projetado para uso em uma loja, em meio a compradores e funcionários. Tem uma base circular que é de aproximadamente 62 centímetros de altura e 18 centímetros de largura. A empresa usou um leitor Impinj no robô Tally, bem como uma variedade de antenas que podem ajustar a orientação com base na direção das leituras de tags.

Tony Leon
O robô usa o aprendizado de máquina para otimizar suas rotas. Por exemplo, áreas contendo alta densidade de produtos e tags podem exigir que o Tally se mova mais lentamente ou passe duas vezes. O robô também usa sensores para detectar a presença de compradores ou funcionários da loja, ignorar o corredor específico em que eles estão reunidos e, em seguida, circular de volta para ler as tags nesse corredor, quanto tem menos pessoas.
O robô pode identificar a localização de cada tag que lê em cerca de um metro cúbico. Os dados coletados são encaminhados por meio de uma transmissão Wi-Fi para um servidor baseado em nuvem, onde o software Simbe interpreta os dados e também fornece uma auditoria de inventário e outros relatórios referentes ao local do inventário.

Segundo Bogolea, “dado que é um ambiente muito dinâmico, com produtos circulando pelas lojas, o Tally tem sido uma ferramenta realmente útil para liberar a equipe para se concentrar em tarefas mais essenciais, como o atendimento ao cliente”. O outro benefício, acrescenta, é saber onde as mercadorias estão localizadas, de modo que possam ser devolvidas à área de exibição correta.

A habilidade de analytics pode fornecer outro benefício para o varejista. Os dados referentes aos movimentos dos produtos ajudam a administração a entender o que está sendo manuseado e comprado e a comparar essas informações com a localização de cada item. “Somos capazes de ver quais produtos precisam de substituição frequente e quais produtos não vendem tão rapidamente”, diz Leon. “Esse tipo de dados nos permite tomar decisões mais inteligentes quando pensamos em como e quando armazenar nossas prateleiras”.
Além disso, diz Leon, o robô adiciona entretenimento ao ambiente. Ele observa que o Tally recebeu atenção positiva dos clientes também. “O Tally oferece um tópico de conversa divertido”, diz ele, “enquanto nossos clientes observam o processo de inventário em ação”. Independentemente de os clientes estarem ou não na loja, o Tally “movimenta-se na loja com uma contagem metódica e precisa do nosso estoque, permitindo que a nossa equipe passe mais tempo interagindo com os clientes, respondendo a perguntas e proporcionando uma experiência positiva ao cliente”.

Nas lojas da Europa e Ásia, os funcionários da Decathlon utilizam varinhas de leitura de RFID portáteis, que carregam por prateleiras de roupas para capturar as leituras de etiquetas RFID. Essas leituras, no entanto, não podem ser realizadas com a frequência que o Tally consegue.

Na loja de São Francisco, a Decathlon está usando leitores RFID fixos para interrogar as tags de qualquer item que possa sair da loja. “Somos capazes de ativar as etiquetas RFID para tocar um alerta de segurança, se um produto não foi comprado”, explica Leon. As tags dos itens comprados seriam desativadas no ponto de venda, de modo que somente as tags que não tivessem passado por esse processo acionariam uma leitura de tag RFID e um alerta resultante na entrada.

Na primavera de 2019, a Decathlon planeja abrir outra loja em Emeryville, na Califórnia. Essa loja terá uma área muito maior do que a filial de São Francisco, informa a empresa, com 5.000 metros quadrados.

O robô Tally usa RFID para rastrear estoques em uma variedade de empresas, diz Bogolea, e cada implantação apresenta seus próprios desafios. “Cada ambiente RFID em que entramos é um pouco diferente”, afirma. “O que descobrimos é que existem diferenças maiores nos tipos de produtos que são rotulados, bem como nos acessórios (como prateleiras) e no tamanho da loja”.

NFC e BLE fazem de celulares controles de acesso

Por Claire Swedberg

3 de janeiro de 2019 – Várias empresas estão implantando ou testando uma nova solução de gerenciamento de credenciais baseada em Bluetooth e Near Field Communication (NFC) da HID Global, que permite que os funcionários acessem os escritórios físicos, bem como seus PCs ou laptops, por meio de seus telefones celulares. O sistema, conhecido como Crescendo Mobile, agora está disponível como um aplicativo no Google Play e estará disponível na App Store da Apple para dispositivos iOS agora em 2019. A solução emprega a plataforma de identidade e o sistema de gerenciamento de credenciais da HID, incluindo seu sistema digital IdenTrust. processo de inscrição de certificado, para que os usuários não só acessem um computador por meio de um smartphone, mas também comprovem a autenticidade de sua documentação, como criptografia de e-mail e assinaturas de documentos.

O Crescendo Mobile inclui o aplicativo baseado em iOS e Android da HID Global, bem como o sistema de gerenciamento de credenciais em segundo plano. Com o aplicativo carregado, um telefone gera sua própria chave exclusiva para a conexão NFC de um dispositivo Android quando é interrogado, ou pode se conectar via Bluetooth Low Energy (BLE) para uso com telefones Android e iOS que não possuem a funcionalidade NFC aberta.

Brad Jarvis
A HID GlobalA já estava trabalhando em uma solução para trazer segurança física ao ambiente digital quando começou a trabalhar com um de seus clientes no ano passado em um sistema de credenciamento baseado em telefone, segundo Brad Jarvis, vice-presidente e diretor administrativo do negócio Identity and Access Management da HID. O cliente era uma empresa global com funcionários e contratados em vários locais do mundo e buscava um sistema que oferecesse acesso seguro a computadores ou acesso físico a escritórios por meio de cartões inteligentes para funcionários, bem como credenciais móveis em smartphones para trabalhadores remotos e temporários.
“No geral”, diz Jarvis, “o que vemos como uma tendência contínua é a necessidade de aumentar a segurança além das senhas das grandes corporações que distribuíram funcionários”. Para as empresas, o uso de cartões ou crachás físicos apresenta vários desafios, diz Martin Ladstaetter, vice-presidente de gerenciamento de produtos da HID. Não apenas é complicado para os gerentes garantir que os cartões sejam fornecidos a todos os funcionários em muitos locais no mundo todo, mas eles precisam recuperar os cartões daqueles que não têm mais acesso ou que tiveram uma presença temporária como contratados. Essa é uma despesa adicional, diz ele, além de um inconveniente. “Se eu tiver 10 mil pessoas lá fora”, explica Jarvis, “a logística de integrar novas pessoas é um verdadeiro desafio”.

Outro desafio logístico que as empresas enfrentam é garantir que as pessoas nunca se sintam tentadas a tentar trabalhar sem suas credenciais – por exemplo, pegando emprestado o crachá de um colega de trabalho ou pedindo segurança para permitir o acesso ao prédio sem um. Para os funcionários, diz Ladstaetter, crachás físicos ou cartões de identificação podem ser inconvenientes. Ele coloca uma questão para empresas com muitos funcionários: “O que você mudaria se esquecesse isso em seu caminho para o trabalho?” A maioria das pessoas pode não voltar para pegar seu crachá, afirma, mas o fariam por um telefone celular. Portanto, para grandes empresas que desejam gerenciar o acesso seguro de funcionários, especialmente internacionalmente, a melhor solução é utilizar o único item sobre o qual cada trabalhador fica atento: o celular.

O sistema Crescendo consiste em um aplicativo que pode ser baixado no telefone de um usuário que se comunica com pontos de controle de acesso e computadores. Para se inscrever no sistema, um indivíduo receberia um e-mail dos recursos humanos de seu empregador ou do escritório de TI, contendo um link para baixar o aplicativo, juntamente com as credenciais de inscrição que permitem ao usuário conectar-se e inscrever seu telefone como uma credencial segura. No final do processo de inscrição, o usuário cria um número de identificação pessoal (PIN) secreto que pode ser usado, juntamente com o telefone, para acesso.

O sistema permite que essa pessoa configure o dispositivo a ser acessado, como um computador de mesa ou laptop. O usuário pode estabelecer se o sistema usará uma conexão Bluetooth ou NFC para autenticar o cartão. O aplicativo gera chaves de usuário exclusivas na forma de um número de identificação exclusivo criptografado, enquanto o dispositivo – um computador, por exemplo – pode ser configurado para exigir que o ID exclusivo seja transmitido pelo celular antes que o indivíduo possa fazer login.

Martin Ladstaetter
Se o funcionário se afastar do computador, o sistema poderá sair automaticamente, com base na interrupção da transmissão por Bluetooth ou (se a tecnologia NFC estiver sendo usada) em um limite de tempo de inatividade predefinido. Uma vez que o indivíduo retorne, será automaticamente conectado novamente uma vez dentro do alcance do Bluetooth para autenticação, ou essa pessoa poderá utilizar o telefone celular para fazer login novamente tocando seu telefone próximo ao dispositivo, no caso do NFC.
Embora existam ferramentas biométricas e de senha disponíveis para proteger o dispositivo de um funcionário, Ladstaetter observa que tais soluções usam apenas um único fator de autenticação e não fornecem o mesmo nível de credenciamento seguro que a solução Crescendo oferece. Ao empregar os certificados digitais IdenTrust da HID Global, o Crescendo permite que os usuários configurem o sistema para ações específicas, como fazer login no Microsoft Windows, acessar a rede privada virtual (VPN) da empresa, assinar um documento ou receber e enviar e-mails criptografados. Portanto, diz, o sistema “fornece credenciais unificadas de gerenciamento do ciclo de vida e certificações digitais de várias autoridades de certificação em uma credencial de usuário comum e sistema de gerenciamento integrado”.

Pelo menos uma empresa testa a tecnologia há aproximadamente seis meses, com mais tempo para se juntar durante o estágio piloto. Após o feedback da empresa, a HID Global lançou a solução comercialmente em dezembro de 2018. As empresas com maior probabilidade de empregar a solução incluem seguradoras, outras empresas globais e empresas de assistência à saúde que desejam autenticar prescrições de medicamentos ou outras informações. Além disso, os funcionários do site Fremont da HID estão experimentando o sistema na forma de cartões Crescendo – bem como, em alguns casos, serviços Crescendo Mobile.

RFID Journal LIVE! 2019 terá o IEEE RFID 2019

Por RFID Journal Brasil

9 de janeiro de 2019 – O RFID Journal anuncia que a conferência IEEE RFID 2019 será apresentada como um evento simultâneo à sua conferência e exposição RFID Journal LIVE! – evento focado em identificação por radiofrequência (RFID) e suas aplicações de negócios. O LIVE! 2019 e o IEEE RFID 2019 serão realizados de 2 a 4 de abril no Phoenix Convention Center, em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Ambos os eventos são língua inglesa sem tradução para o português.

A conferência anual do IEEE sobre RFID é o principal evento para a troca de todas as pesquisas técnicas relacionadas a RFID. Os participantes da conferência terão uma mistura de profissionais internacionais e pesquisadores da indústria e da academia, que terão a oportunidade única de compartilhar, discutir e testemunhar os resultados de pesquisa em todas as áreas das tecnologias RFID e suas aplicações. Os participantes terão tempo face a face com os principais pesquisadores e cientistas que trabalham com RFID no mundo.

Como nos anos anteriores, o evento IEEE RFID contará novamente com um desafio educacional para cidades inteligentes (Smart Cities Educational Mega-Challenge). As equipes serão avaliadas em quão bem planejam e avaliam uma solução que incorpora a tecnologia RFID. Cada equipe escolherá uma cidade e um problema que enfrente, que possam ser resolvidos por uma solução de cidade inteligente, e então propor um sistema que inclua o uso de RFID. Para mais informações, clique aqui.

“O RFID Journal LIVE! e o IEEE RFID têm sido realizados em conjunto nos últimos 12 anos”, diz Mark Roberti, fundador e editor do RFID Journal. “A parceria foi benéfica para toda a indústria de RFID. Muitas das inovações de RFID que veremos no mercado nos próximos anos virão dos trabalhos entregues no evento IEEE RFID.”

O LIVE! 2019 também contará com quatro conferências técnicas específicas e quatro áreas de conferências técnicas, seis seminários e workshops de pré-conferência em profundidade, a premiação RFID Journal Awards, a formação RFID fast-track fornecida pela RFID4U, e a Certificação do RFID Professional Institute. Além disso, o evento oferecerá exposições e demonstrações conduzidas pelas principais empresas de tecnologia do setor. Para mais informações, visite www.rfidjournalevents.com/live.

RFID começa a entrar na maior parte do varejo

Por Claire Swedberg

2 de janeiro de 2019 – O uso de RFID pelo varejo de moda e vestuário na Europa já passou do estágio de adoção pioneira, de acordo com um estudo de uma década conduzido pela Universidade de Parma. O trabalho, intitulado “RFID Barometer in Retail”, examinou aproximadamente 160 implantações de RFID de 2001 a 2018. O relatório conclui que, no varejo, os dias de adoção experimental já se foram.

As empresas que instalam sistemas RFID têm menos probabilidade de serem inovadoras em tecnologia, indica o relatório, e estão seguindo o exemplo das pioneiras. Se as implantações estão apenas começando ou estão permanentemente instaladas, o estudo agora concentra-se cada vez mais em falta de estoque, precisão de inventário, automação de processos, visibilidade e reabastecimento de produtos, enquanto as vendas omnichannel estão surgindo como um novo caso de uso. Os varejistas que ainda não estão testando ou adotando RFID estão caindo na categoria de “retardatários” e potencialmente ficando atrás de seus concorrentes, de acordo com Antonio Rizzi, coautor do estudo e professor do departamento de engenharia e arquitetura da Universidade de Parma.

Antonio Rizzi
Os pesquisadores descobriram que o setor de varejo está muito à frente de outros quando se trata de uso de RFID. Na verdade, 75% das etiquetas RFID UHF são vendidas para essa indústria. Como o mercado representa cerca de 80 bilhões de itens de roupas e acessórios vendidos anualmente, o número de tags usadas também será significativo no futuro, concluíram, assim como o número de implantações.
O estudo ofereceu uma revisão das implantações de RFID em moda e vestuário na literatura e publicações, incluindo artigos e estudos de caso publicados pelo RFID Journal. O grupo estudou as experiências de empresas em projetos e implantações de RFID e também considerou as implicações práticas para o mercado varejista de moda e vestuário em toda a Europa. Rizzi apresentou os resultados do estudo no RFID Journal LIVE! Europa 2018, conferência e exposição realizadas em novembro. “A pesquisa enfoca, por um lado, no monitoramento do status de adoção de RFID na indústria e, por outro lado, como os casos de uso estão evoluindo ao longo do tempo”, diz Rizzi.

As primeiras implantações de RFID ocorreram nos Estados Unidos nos anos 2000 para simplificar a logística, evoluindo, no final, para o rastreamento de itens nas lojas, dos estiques para os pisos das lojas. A pesquisa conjunta da universidade italiana com a Universidade de Wuerzburg começou em 2014 e envolveu a coleta de dados sobre implantações em 2001. “O objetivo do nosso estudo foi construir uma taxonomia abrangente, atualizada e bem estruturada para casos de uso de RFID no varejo de moda”, diz Rizzi, “com base em extensa revisão de literatura”. Desde então, as implantações continuadas foram avaliadas e analisadas até este ano. A equipe de pesquisa também criou um banco de dados descrevendo projetos, seu status, provas de conceitos e implementações completas.

As fontes do estudo, além do RFID Journal, incluíram publicações comerciais, jornais, sites, artigos e relatórios científicos e apresentações em conferências. O grupo estudou 149 implantações em um total de 97 empresas e 23.400 lojas que foram realizadas entre 2001 e 2018, incluindo Decathlon, Walmart, Gucci, Jack Wills, JCPenney, Diesel e Miroglio Fashion. As implantações também incluíram 89 integradores de sistemas, bem como fornecedores de tags e leitores. Mais da metade das implantações estudadas foram baseadas na Europa, com o restante localizado nos Estados Unidos e outras localidades.

Dos casos de uso avaliados, os pesquisadores descobriram que 22% consistiam em provas de conceitos, 32% estavam no piloto, 27% estavam em implantação e 14% concluíram implantações inteiras. A maior porcentagem de tags usadas (59%) eram etiquetas de preço com tags RFID UHF EPC incorporadas. Os rótulos de atendimento ou as tags costuradas e as tags rígidas estavam em torno de 6%.

O grupo estudou o uso de RFID em seis categorias: gerenciamento de chão-de-fábrica, gerenciamento de relacionamento com o cliente, gerenciamento de marketing e promoção, logística, estoque e cadeia de suprimentos e proteção de marca. De acordo com Rizzi, o grupo testemunhou uma evolução na RFID desde 2001, quando inicialmente havia um pequeno número de provas de conceitos em andamento para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, a precisão do estoque e a reposição do chão de fábrica. Até 2012, o número de pilotos havia aumentado, enquanto implantações completas estavam em andamento e o número de aplicativos aumentou dos três originais para 16. Este ano, o RFID estava sendo usado para tratar 18 casos de uso, incluindo devoluções, varejo omnichannel e automação de processos.

Acima de todas as outras indústrias, diz Rizzi, o mercado varejista de vestuário pode fornecer os casos de uso mais atraentes para a tecnologia RFID. Os produtos têm uma janela de vendas limitada, uma vez que as modas são sazonais e que mudam rapidamente, e o alto número de unidades de manutenção de estoque (SKUs) torna o ambiente complexo e, portanto, capaz de ganhar valor com a RFID. Os produtos raramente incluem metal ou líquidos, os dois materiais que representam desafios para a transmissão de RFID.

Os benefícios para aqueles que usam RFID incluem tempos reduzidos de processamento de produtos, maior precisão de inventário e tempos menores de rastreamento de estoque. No que diz respeito à redução do tempo de estoque, de fato, 41 empresas afirmaram ter alcançado tais benefícios, enquanto cinco indicaram que a redução foi de 90% ou mais, com outras relatando uma redução entre 60 e 100%. Eles também indicaram benefícios em vendas devido à melhor precisão do inventário, com 19 relatórios que a RFID reduziu o encolhimento.

O estudo continuará nos próximos anos, diz Rizzi, acrescentando que “isso é algo que vamos constantemente atualizar ano após ano”. Um desenvolvimento recente que o grupo identificou foi um aumento no uso de RFID para cumprimento de vendas omnichannel. “O que é significativo, na minha opinião, é que, em 2015, vimos apenas oito empresas declarando que estavam usando RFID para omnichannel”. Atualmente, diz, a taxa aumentou para 28 e ele espera que esse número continue tendendo para cima.

Rizzi especula que as razões pelas quais a indústria de varejo está impulsionando a adoção de RFID incluem o alto número de SKUs de produtos, a natureza dinâmica do movimento de produtos e mudanças de moda que exigem que as mercadorias continuem fluindo para os clientes em fachadas de lojas, bem como para on-line compras. O artigo de pesquisa está disponível aqui. Para aqueles que ainda precisam implantar o RFID, Rizzi adverte: “quanto mais esperarem, mais ficarão atrás de seus concorrentes”.

omo descomplicar a nuvem corporativa na IoT

Por Dave Anderson

7 de janeiro de 2019 – A adoção corporativa da Internet das Coisas (IoT) explodiu ao longo dos últimos anos e, ao que tudo indica, essa tendência não mostra qualquer sinal de desaceleração, com a previsão do IDC de que os gastos em Internet das Coisas cheguem a US$ 772 bilhões em 2018. O grande motivo por trás desse investimento é que as soluções de IoT têm uma capacidade aparentemente ilimitada de revolucionar os processos de negócios por meio de ferramentas variadas que ajudam a resolver questões como manutenção preditiva, controle de estoque em tempo real e o gerenciamento de frotas, entre outros.

Esse enorme potencial significa que as soluções de Internet das Coisas provavelmente dominarão os orçamentos de TI nos próximos anos, com 96% das empresas esperando aumentar seus gastos com essas tecnologias no próximo triênio. No entanto, garantir que essas ofertas inteligentes cumpram suas promessas será uma tarefa complicada, e conseguir a experiência de software perfeita que as empresas atuais esperam também será difícil, pelo simples fato de que os aplicativos que impulsionam o conceito de IoT dependem de um ambiente de Nuvem complexo e cada vez mais integrado.

As organizações já estão lutando para dominar a complexidade crescente em seus ambientes de Nuvem corporativa, mas a introdução das ferramentas de IoT está pronta para ampliar esse desafio em 100 vezes. Afinal, as soluções inteligentes são alimentadas por aplicações incrivelmente complexas, instaladas em estruturas dinâmicas e espalhadas em várias Nuvens. Essas aplicações dependem, por sua vez, de vastos ecossistemas de sensores, dispositivos, gateways e plataformas que precisam funcionar perfeitamente. Se surgir um problema na performance de qualquer componente do ecossistema de Internet das Coisas, será cada vez mais difícil para as equipes de TI encontrarem a origem do erro e resolvê-lo de forma ágil.
Para comprovar o tamanho desse desafio, uma pesquisa recente da Dynatrace descobriu que 69% dos CIOs (Chiefs Information Officer) preveem que a Internet das Coisas se tornará uma das principais demandas de gerenciamento de performance em suas companhias. As organizações simplesmente não podem deixar de considerar esse tema, uma vez que as consequências dos problemas de desempenho nos ecossistemas de IoT podem ir muito além de pequenos inconvenientes. Por exemplo, um problema entre os sensores conectados e os sistemas de cadeia de suprimentos pode resultar em perdas para um varejista. Claramente, esse tipo de cenário preocupa os CIOs, com 74% temendo que os problemas de performance da IoT atrapalhem suas operações e danifiquem significativamente as receitas.

Antes de receber as possíveis recompensas que essa tecnologia tem a oferecer, as empresas devem primeiramente abordar a complexidade que adicionam ao ambiente Cloud para evitar falhas e melhorar de fato os resultados da tecnologia usada. A complexidade da Nuvem é inevitável, mas as organizações devem implementar medidas para garantir que suas redes inteligentes sejam capazes de identificar e resolver as demandas e falhas o mais rápido possível. Essa é a única maneira de melhorar a performance geral das instalações e, por fim, fornecer as experiências de software perfeitas que agora são um imperativo comercial.

Com a escala e a complexidade da Internet das Coisas, é impossível que as equipes de TI monitorem e corrijam problemas de performance manualmente. As abordagens tradicionais de monitoramento, as ferramentas específicas de plataforma e as soluções internas não conseguem fornecer visibilidade completa de ecossistemas IoT em escala web e, por isso, são de pouca ajuda para aqueles que desejam oferecer experiências perfeitas de software de IoT. Sendo assim, as organizações precisam adotar uma nova abordagem, usando a automação para monitorar as pilhas de TI de fim a fim e aproveitar a inteligência artificial para desvendar as percepções que simplificam o gerenciamento da complexidade corporativa. Na verdade, o relatório da Dynatrace descobriu que 84% dos CIOs acreditam que os recursos de inteligência artificial e a capacidade de automatizar a maioria dos processos que suportam implantações de IoT desempenharão um papel crucial no sucesso de suas estratégias de Internet das Coisas.

Automatizar o processo dessa maneira fornece às equipes de TI uma percepção situacional em tempo real da ampla estrutura de sensores, dispositivos, gateways, aplicações e plataformas de IoT que está alimentando suas capacidades digitais. Por fim, isso torna muito mais fácil identificar e corrigir os problemas inevitáveis que surgirão antes que eles afetem a performance do serviço, apesar da crescente complexidade que acompanha a Internet das Coisas.

Ficar na dianteira e garantir que as complexidades de sua Nuvem corporativa não causem impacto no desempenho de seus ecossistemas de Internet das Coisas garantirão que as empresas possam realmente receber as recompensas que um futuro mais conectado tem a oferecer. À medida que operações, sistemas e processos estejam mais integrados às redes, as organizações poderão criar experiências de software melhores do que nunca. Garantir que esses ecossistemas IoT tenham uma performance aprimorada permitirá que capacitem seus usuários, que continuarão a interagir com as empresas de novas maneiras, com mais autonomia e controle sobre suas experiências.

Dave Anderson, Especialista em Performance Digital da Dynatrace.