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Artigos - NOVIDADES DA TECNOLOGIA RFID

Pense sobre RFID estrategicamente

Por Mark Roberti

12 de março de 2019 – Frequentemente recebo emails de pessoas que realizam pesquisas na internet para encontrar um sistema para rastreamento de ferramentas ou outra solução similar. Elas encontram alguns artigos do RFID Journal e, então, entram em contato para perguntar: “Existe uma empresa na minha área que possa instalar uma solução de rastreamento de ferramentas?”

E eu explico a essas pessoas que elas devem pensar no futuro ao implantar uma solução de RFID. Um bom integrador de sistemas pode configurar sua solução para que os dados possam ser compartilhados com vários sistemas de back-end, e você pode adicionar à infraestrutura de RFID, se posteriormente decidir, o rastreamento de itens adicionais, como caixas de peças, matérias-primas, trabalho em andamento e assim por diante.

Algumas pessoas dizem: “Ótima ideia. Eu não tinha pensado nisso; você está certo”. Outros, por outro lado, me dizem que só querem instalar uma solução de rastreamento de ferramentas e acabar com o problema imediato. Não têm interesse em rastrear nada mais. É uma pena, porque a RFID é uma tecnologia muito poderosa que pode realmente abrir as portas da Internet das Coisas (IoT). Ninguém colocará um dispositivo Wi-Fi ou Zigbee em uma chave ou item retornável. É muito caro e levaria o resto da eternidade para substituir baterias descarregadas por novas.
A RFID pode conectar tudo à internet e fornecer dados que permitem rastrear e gerenciar qualquer coisa. E também oferece informações que permitem uma análise de precisa e fornecerá dados para os sistemas de inteligência artificial no futuro.

As pessoas podem imaginar um futuro em que carros autônomos naveguem pelo mundo sem precisar de seres humanos. Mas têm mais dificuldade para imaginar um mundo onde cada caixa de peças, cada pasta de arquivos e cada entrega será localizada em toda a cadeia de fornecimento e em que computadores analisam todas essas informações e tomam decisões sem a necessidade de seres humanos.

Eu estarei no seminário chamado de Workshop Estratégico de RFID, no RFID Journal LIVE! 2019, no qual explicarei aos participantes como usar RFID não apenas para rastrear coisas que muitas vezes acabam faltando, mas também para tirar vantagem estratégica para empresas do mercado.

Que benefício há nisso? Bem, se você é um fabricante que se esforça para ser o provedor de baixo custo em seu setor, mostrarei como a RFID pode ser usada para reduzir custos do processo de fabricação e da cadeia de suprimentos, fornecendo a você uma vantagem adicional. E se você é um varejista que está no limite, onde o serviço é crítico, explicarei como a RFID pode melhorar a experiência do cliente. Espero que você participe do Workshop Estratégico de RFID e saiba como esta tecnologia pode oferecer muito mais valor do que apenas ajudar a localizar itens perdidos.

Mark Roberti é o fundador e editor do RFID Journal.

Nova antena suporta ambientes severos

Por Claire Swedberg

15 de março de 2019 – Tem crescido o número de aplicações para uso de tecnologia RFID em ambientes externos agressivos, desde a coleta de pedágio até o rastreamento de bagagem nos aeroportos e controle de acesso. Mas, em alguns casos, o hardware RFID não aguenta as condições a que está exposto e as antenas podem ser instaladas em viadutos, por exemplo, que não podem ser facilmente acessados para reparos ou substituições se algo der errado.

A FEIG Electronics desenvolveu um produto, apropriadamente chamado de Robust UHF Antenna (Antena UHF Robusta), que se destina a resolver esse problema. A antena, que vem com um gabinete de alumínio fundido, obteve classificação IP65 para alta proteção e pode operar em temperaturas que variam de -25 a +55 graus Celsius (-13 a +131 graus Fahrenheit). Sua temperatura de armazenamento pode ser tão alta quanto alta como 90 graus Celsius (194 graus Fahrenheit).

Robust UHF Antenna, da FEIG
A antena vem em duas versões e tem a maior classificação possível de proteção contra impactos, de acordo com Mike Hrabina, gerente global de produtos da FEIG. O modelo 290/290 foi projetado para oferecer um feixe de RF mais amplo – normalmente 65 por 65 graus ao redor da antena. O modelo U580 / 290 tem uma largura de feixe mais estreita – 30 graus por 65 graus – mas um alcance de leitura mais longo. As dimensões da antena são 288 milímetros quadrados para o 290/290 e 576 milímetros por 288 milímetros para o U580 / 290. Ambas as versões da nova antena empregam polarização circular. Uma versão pesa oito quilos, enquanto o outro pesa 3,5 quilos.
As antenas são consideravelmente mais pesadas e mais duráveis do que a maioria das antenas UHF atualmente no mercado, diz Hrabina. “É selado em alumínio”, afirma ele, “com a maior classificação de impacto, e é projetada para suportar o pior clima”. A tampa da face não é metálica para permitir que a energia RF irradie da antena. Além disso, diz ele, as antenas são projetadas para suportar vibrações e impactos. Por exemplo, operam com vibrações de 10 a 150 Hz e podem suportar choques com aceleração de 30 g, de acordo com Manuel Haertle, gerente da linha de produtos UHF da FEIG.

Inicialmente, os engenheiros da FEIG projetaram as antenas para atender às necessidades de pedágio. A International Bridge, Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) está lançando um padrão de interoperabilidade para pedágios com a intenção de se afastar de sistemas de leitura de tags proprietários e regionais.

Na verdade, a indústria de pedágio passou mais de uma década desenvolvendo interoperabilidade nacional de pedágio. À medida que o protocolo de cobrança de pedágio se tornar universal, até 15.000 leitores RFID UHF precisarão ser instalados nos Estados Unidos para atender ao novo padrão. Devido ao ambiente excepcionalmente desafiador e à inacessibilidade das antenas quando instaladas, Hrabina explica: “A confiabilidade será crítica”. Por essa razão, a FEIG espera que suas novas antenas sejam a melhor opção.
As antenas robustas operam com qualquer leitor UHF, informa a FEIG, incluindo os próprios modelos da empresa. Quando um leitor FEIG está emparelhado com uma antena, diz Hrabina, este último vem com uma garantia de três anos. Espera-se que as antenas sejam usadas para rastrear a bagagem nos aeroportos.

Com a Resolução IATA 753 para rastreamento de bagagem, todas as malas de passageiros verificadas nas companhias aéreas em todo o mundo precisarão ter etiquetas RFID anexadas a elas. Essas etiquetas precisarão ser interrogadas em pontos-chave durante o manuseio da bagagem (como no recebimento, carga e descarga) para garantir que elas não sejam perdidas durante o vôo do passageiro. Para atender aos requisitos da resolução, observa Hrabina, as companhias aéreas e os aeroportos instalarão uma infraestrutura de RFID que possa rastrear os movimentos das malas marcadas sendo carregadas e descarregadas dos aviões.

Mike Hrabina
Um caso de uso típico para a Antena Robusta seria num portal de leitura no final de um transportador em que as malas viajam para um terminal do aeroporto para carregar nos aviões. Quando a bagagem chega ao final do transportador para o carregamento, um funcionário da companhia aérea remove cada sacola e a coloca em um veículo de carregamento, para ser levado ao avião. Uma antena de leitor de RFID instalada no local captura o número de identificação exclusivo da etiqueta da mala, que está vinculada às informações de destino do passageiro.
Se a bagagem estiver sendo removida no momento em que uma aeronave diferente estiver sendo carregada, um alerta poderá ser exibido para os trabalhadores, evitando assim erros. Antenas em tais locais não são apenas expostas aos elementos, mas também estão sujeitas a vibrações do transportador, e são vulneráveis a serem derrubadas repetidamente ao transportar a bagagem sendo carregada.

Uma terceira indústria para a qual a antena seria aplicável é a dos portos e empresas industriais que exigem tecnologia de controle de acesso. Nesse cenário, as antenas podem ser instaladas em portões, estacionamentos ou perímetros de propriedade em que os veículos precisam ser rastreados à medida que entram e saem. As antenas também podem ser montadas em grandes empilhadeiras industriais para rastrear itens etiquetados, como contêineres, em torno de um lote ou quintal. Além disso, as empresas de gerenciamento de resíduos poderiam utilizá-las para rastrear as capturas de bin.

Ambos os modelos da Antena Robusta obtiveram uma classificação IK10, indicando que podem suportar o mais alto nível de impactos mecânicos externos. As novas antenas vêm com um soquete TNC para conexão por cabo a um leitor RFID UHF – o tipo de conector mais comumente utilizado com leitores (no passado, a empresa frequentemente usa conectores SMA) – e utiliza um padrão de montagem VESA. Uma versão separada está disponível para a banda de frequências européia, na faixa de 865 a 868 MHz, bem como a banda FCC dos EUA de 902 a 928 MHz. As Antenas Robustas terão um preço abaixo de US$ 300 cada.

Em outubro de 2018, a FEIG Electronics apresentou um novo leitor RFID compacto destinado ao controle de acesso a veículos. Esse leitor vem com uma antena integrada, bem como luzes verdes e vermelhas que permitem que ele atue como um semáforo, para indicar quando os veículos foram autorizados a passar por um portão.

Módulo RFID traz autonomia para instalações

Por Claire Swedberg

14 de março de 2019 – A empresa de tecnologia JADAK lançou um novo módulo leitor RFID UHF destinado a permitir a rápida implantação de soluções RFID sem exigir Especialização em RFID por parte de integradores de sistemas ou usuários. O módulo inteligente ThingMagic EL6e da empresa vem com uma opção para uma antena interna ou uma porta de antena para uma antena montada externamente, bem como um processador embutido que permite que seja programado e gerenciado como uma solução independente, eliminando assim a necessidade da integração de software para a maioria das implantações de RFID.

A empresa espera que o novo módulo torne as implantações em saúde e outras indústrias mais simples para fabricantes de equipamentos originais (OEMs) – como fabricantes de armários inteligentes ou quiosques, por exemplo – bem como integradores de sistemas que instalam as soluções RFID. O JADAK já oferece três famílias de módulos: o Nano, o Micro e o Micro LTE e o M6e.

Módulos de leitura EL6e e Elara
Tradicionalmente, a empresa fornece a seus clientes kits de desenvolvimento para ajudá-los a criar soluções que pudessem ser instaladas e integradas nas instalações de seus clientes, diz Annika Matas, gerente sênior de produto para soluções de RFID da JADAK. No entanto, os desenvolvedores solicitaram um produto leitor de RFID que oferecesse uma solução completa para não apenas ler tags, mas processar os dados capturados – um programa que pudesse ser programado de forma independente, de acordo com as necessidades de uma implantação de leitor específico.
“O feedback que tendemos das empresas OEM é que elas não querem ser especialistas em RFID”, diz Matas. “Nós atuamos como especialistas em RFID, mas, em algumas circunstâncias, eles expressaram querer uma solução que seja mais fácil de usar”. O módulo vem com seu próprio mecanismo RFID, explica, enquanto simplifica ainda mais a implantação, fornecendo uma antena ou porta interna para uma antena externa, dependendo das necessidades de um usuário específico.

“Com poder de processamento”, afirma Matas, “você pode programar os perímetros” em cada dispositivo sem precisar de um computador separado. Assim, os OEMs poderiam pré-carregar os requisitos para eventos de leitura para um dispositivo específico. Devido a essa capacidade de ser programada independentemente, ela observa, o módulo suporta fluxos de trabalho autônomos.

O novo módulo utiliza a diretriz Interface de Comunicação RAIN (RCI) para comandos simplificados do leitor, lançada em setembro de 2018. A diretriz foi estabelecida para oferecer uma maneira mais fácil para os integradores de sistemas controlarem os leitores de qualquer marca por meio de um único comando de perfil, eliminando a necessidade de interfaces de programação de aplicativos (APIs) para permitir que programas de software se comuniquem.
O EL6e pode ser usado para configurar rapidamente um novo ponto de leitura quando outros leitores já estiverem em uso ou um único novo ponto de leitura autônomo. Uma jornada de projeto de sistema RFID mais tradicional, diz Matas, normalmente começa com um kit de desenvolvimento para ajudar um desenvolvedor ou usuário final a entender como um leitor de RFID funciona no ambiente e nos aplicativos específicos do usuário. Os desenvolvedores tendem a confiar em um SDK para tornar isso possível e, em seguida, acabam criando sua própria placa de interface para conectar módulos, como antenas.

“É um esforço de desenvolvimento abrangente”, afirma Matas, acrescentando que essa abordagem “ainda é realmente válida para muitas aplicações”. Mas, com o EL6e, os desenvolvedores e integradores de sistemas não precisam do kit de desenvolvedores nem de projetar sua própria interface, e têm a opção de usar a antena interna ou conectar um modelo próprio. “Então, eliminamos algumas etapas que exigem esforço de engenharia e design”.

Annika Matas, da JADAK
O EL6e pode ser implantado em vários setores. Na área da saúde, por exemplo, pode ser incorporado em gabinetes médicos para fins de check-out ou verificação de itens. Os fabricantes estão desenvolvendo gabinetes ou estações de trabalho para processar produtos farmacêuticos ou de dispositivos médicos etiquetados com RFID. Esse mesmo cenário poderia ser usado no setor de varejo para check-in ou compra, ou em um quiosque para permitir que os clientes aprendessem mais conteúdo sobre um produto marcado.
O sistema também pode ser implementado em estacionamentos para abrir portões de acesso ou em portões de teleférico. Em qualquer cenário, cada porta ativada por RFID, em uma área geográfica diferente, poderia ter seu próprio conjunto de instruções programadas para fornecer os serviços necessários naquele local. Atualizações podem ser realizadas através da porta USB ou conexões seriais, relatórios Matas.

O novo produto foi lançado em janeiro de 2019 e agora está sendo usado pelos clientes OEM diretos da JADAK. Até agora, os OEMs ainda estão nos estágios de teste e pilotagem. A JADAK planeja lançar o EL6e para parceiros de canal em março. “Estamos bem otimistas de que encontrará um bom público”, diz Matas. A empresa também pretende lançar um produto irmão conhecido como ThingMagic Elara, que virá com um leitor alimentado por USB em uma caixa fechada que, segundo ela, será plug-and-play para os usuários finais.

Workshop tratará rastreamento de bagagens aéreas por RFID

Por Mark Roberti

8 de março de 2019 – Em outubro de 2006, quando eu tinha muito menos cabelo grisalho, escrevi um artigo intitulado “O rastreamento de bagagens aéreas é óbvio”. No texto, relatei que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que inclui mais de 200 companhias aéreas como membros, realizou algumas pesquisas e descobriu que o rastreamento de bagagem por RFID poderia economizar US$ 700 milhões anualmente, reduzindo o número de malas perdidas ou mal manuseadas (cerca de US$ 900 milhões pelo valor de hoje).

A IATA estava incentivando as companhias aéreas a adotarem tecnologias de identificação por radiofrequência (RFID) para rastreamento de bagagem, mas isso não aconteceu. Uma razão é que a RFID UHF passiva era relativamente nova na época e um pouco inconsistente. Não era possível, naqueles dias, ler etiquetas RFID em itens de bagagem em orientação aleatória, descendo de um transportador, com 99% de precisão. Outra questão é que as companhias aéreas estavam relutantes em gastar dinheiro em uma tecnologia nova e relativamente não comprovada.

Bem, os sistemas passivos de RFID UHF melhoraram bastante e – acho que isso é importante – a Delta Air Lines provou que a RFID poderia não apenas reduzir a incidência de malas perdidas ou roubadas, mas também deixa os clientes mais tranquilos nas viagens. É confortante receber um e-mail confirmando que sua mala acabou de ser carregada em um avião ou que está esperando por você em um determinado carrossel de bagagens.
A IATA decidiu dar uma segunda mordida na maçã. Em junho de 2018, o RFID Journal informou que o conselho da IATA havia votado, em sua reunião geral, para desenvolver um padrão dentro de um ano para usar o RFID para rastrear malas. Outras empresas estão se preparando para atender solicitações de tecnologia de bagagem com RFID. O objetivo do órgão do setor era fazer com que as companhias aéreas começassem a lançar a tecnologia globalmente em 2020 – o que, você deve saber, será no ano que vem.

Para ajudar as companhias aéreas a se familiarizarem com a tecnologia RFID e cumprir essa iniciativa, oferecemos, como parte do RFID Journal LIVE! 2019, um workshop sobre RFID para rastreamento de bagagem de companhias aéreas. Este workshop é gratuito para todas as companhias aéreas e aeroportos qualificados.

Andrew Price, diretor de operações globais de bagagem da IATA, falará durante o workshop, juntamente com Magali Collot, gerente de projeto da organização para rastreamento de bagagem de ponta a ponta. Além disso, Brandon Woodruff, analista sênior da Delta, apresentará um estudo de caso discutindo a iniciativa RFID da companhia aérea. O evento é patrocinado pela RFID Global Solution, que realizou várias implantações de rastreamento de bagagem em todo o mundo.

Algumas companhias aéreas ainda podem não se esforçar por implantar a tecnologia RFID, preferindo evitar a despesa de etiquetar malas, mas isso é uma miopia, na minha opinião. A RFID pode ajudar as companhias aéreas a economizar dinheiro e melhorar o atendimento ao cliente. Disse isso 13 anos atrás e vou dizer de novo: o rastreamento de bagagens aéreas é óbvio.

Mark Roberti é o fundador e editor do RFID Journal.

RFID empodera smartphones nos carros da Hyundai

Por Claire Swedberg

6 de março de 2019 – Os proprietários dos veículos novos da Hyundai poderão usar Near Field Communication (NFC) e Bluetooth Low Energy (BLE) de seus smartphones para acessar e ligar seus carros. A nova solução de chave de carro digital, lançada pela primeira vez no Hyundai Sonata 2020, utiliza leitores de identificação por radiofrequência (RFID) NFC de 13,56 MHz e antenas compatíveis com a norma ISO 14443, além de beacons BLE e um aplicativo para operar o sistema.

O grupo Hyundai Motor Co. da Coréia do Sul lançou o que chama de tecnologia Digital Key, que visa a eliminar a necessidade de chave ou controles remotos. Em vez disso, os veículos permitirão que os motoristas usem seu telefone para abrir as portas do carro, iniciar a ignição e personalizar as configurações dentro do veículo, de acordo com as preferências pessoais do motorista. Para atingir esse objetivo, os usuários do aplicativo Hyundai podem configurar o que é conhecido como Cloud Profile, que vincula o telefone de um usuário a um veículo, além de permitir que ele personalize preferências, como a posição do motorista.

Com a tecnologia Hyundai Digital Key, os motoristas podem usar o smartphone para abrir a porta do carro e muito mais
Uma antena NFC é embutida na maçaneta da porta, bem como em um pod de carregamento no console central do carro. De acordo com Miles Johnson, gerente sênior de relações públicas de qualidade, serviços e tecnologia da Hyundai, o sistema tem como objetivo fornecer conveniência, compartilhamento fácil de chaves e acesso a perfis de driver em um servidor baseado em nuvem, tudo por meio de um aplicativo de smartphone. Para fazer a solução funcionar, ele explica: “o usuário precisa ser o proprietário verificado do veículo, estar inscrito no Serviço de Chave Digital, ter baixado o Aplicativo da Chave Digital da Hyundai e ter emparelhado o dispositivo com o veículo”.
Primeiro, o proprietário de um carro faz o download do aplicativo Digital Key em seu dispositivo baseado em iOS ou Android. O sistema pode fornecer acesso a um total de quatro usuários para um único veículo. Cada usuário do aplicativo também pode inserir suas preferências em relação ao ajuste de assento, espelho e volante, bem como sistemas de áudio, vídeo e navegação, por meio do aplicativo. Essa informação é então vinculada ao perfil dessa pessoa, juntamente com o número de identificação exclusivo do dispositivo NFC interno do telefone.

Para entrar no veículo, o motorista simplesmente toca o telefone dentro de aproximadamente 4 centímetros (1,6 polegada) da maçaneta da porta. O leitor NFC captura o ID exclusivo da unidade NFC do telefone e confirma a autorização para que o telefone acesse o veículo. Se o usuário estiver autorizado, o veículo solta a trava da porta. Uma vez dentro do carro, o motorista pode colocar seu telefone no teclado NFC no console central. A antena embutida no console irá interrogar o dispositivo NFC no telefone, confirmando mais uma vez a autenticidade do telefone. O motorista pode então pressionar o botão “start engine”. A conexão NFC também permite que os usuários abram a trava ou pressionem um alarme de pânico.
Como alternativa, a empresa relata que o sistema pode trabalhar com a tecnologia BLE, que oferece a opção de um intervalo de leitura muito mais longo. Além disso, como os dispositivos iOS mais antigos não têm funcionalidade NFC, isso faz com que o BLE seja a única opção para esses dispositivos. Um motorista usando BLE pode definir a opção Bluetooth no aplicativo. Quando o telefone dessa pessoa chegar a cerca de 10 metros (33 pés) do veículo, diz Johnson, a porta do carro será destrancado automaticamente. Se um usuário não tiver o telefone presente ou a bateria do telefone estiver morta, poderá utilizar um dos dois porta-chaves tradicionais que vêm com o carro – ou um cartão NFC.

A solução se destina não apenas a aumentar a conveniência dos motoristas, mas também a melhorar a segurança. Sistemas remotos são conhecidos por terem vulnerabilidades de segurança devido ao longo alcance em que a transação sem fio ocorre. Isso permite que os hackers interceptem dados entre o controle remoto e o bloqueio do carro.

Miles Johnson, da Hyundai
A Hyundai continua desenvolvendo a proteção de dados para o sistema NFC e BLE, a fim de garantir que alguém não autorizado possa acessar um veículo. “A Hyundai Motor é responsável pela proteção e segurança dos clientes, e trabalha continuamente buscando o desenvolvimento de soluções eficazes e robustas contra tentativas de hacking”.
No futuro, segundo a Hyundai, quando as soluções de compartilhamento de carros se tornarem mais comuns, a tecnologia permitirá que um motorista tenha acesso a um carro alugado tocando um smartphone contra a maçaneta da porta do veículo, eliminando assim a necessidade de uma chave não interferir. Poderia também permitir que os proprietários da Hyundai compartilhassem a entrada de curto prazo de seus veículos com pessoas que fazem manutenção em um carro ou o estacionam em um serviço de manobrista.

A Hyundai pode ser a primeira fabricante de automóveis a fornecer tecnologia baseada em NFC para acesso baseado em telefone. No entanto, a Tesla oferece um sistema de acesso sem chave em seu veículo Modelo 3, usando uma conexão Bluetooth, sendo pioneira nesta tecnologia.

HID Global e Mist Systems inovam em localização

Por Claire Swedberg

5 de março de 2019 – A HID Global está desenvolvendo suas soluções baseadas em Bluetooth Low Energy (BLE) por meio de uma nova ferramenta Beacon Beaver Badge Beacon, que transmite sinais BLE. A empresa é parceira da Mist Systems, desenvolvedora de soluções de rede sem fio que converge as tecnologias BLE e Wi-Fi para wayfinding, asset management e outros sistemas baseados em localização e Internet das Coisas (IoT). A HID Global oferece seus serviços de localização sob a marca HID Location Services.

A HID Global e a Mist Systems estão visando a um público que busca cada vez mais padrões abertos para soluções de sistemas de localização em tempo real (RTLS), diz Rom Eizenberg, VP de negócios da Bluvision da HID Global. Como uma alternativa às soluções proprietárias que aproveitam o Wi-Fi ou outras tecnologias usadas para capturar dados RTLS, as empresas estão empregando a tecnologia BLE para uma solução de padrão aberto com baixo custo de entrada.

O beacon BEEKs Duress Badge
A HID Global está lançando seu novo produto para competir com fornecedores de soluções RTLS existentes que, em muitos casos, vendem tags e receptores a um custo relativamente alto. Para soluções que oferecem tecnologias proprietárias de RFID, ultrassom ou outras tecnologias, explica Eizenberg, os usuários geralmente ficam bloqueados na compra de sistemas de um único fornecedor. A HID Global tem uma abordagem diferente, observa, pois permite que os usuários misturem e combinem as tecnologias que usam em uma implantação de RTLS. Com outras empresas, diz, a abordagem típica é: “Se você não gosta de nossos sensores ou software, compre outra coisa”. Com a nossa solução, o cliente retém a energia “.
Os produtos da HID Global têm um custo menor do que as tecnologias RTLS tradicionais. Normalmente, a empresa cobra cerca de US$ 10 por uma etiqueta de patrimônio e US$ 20 por um crachá de pessoal com prazo de até quatro anos. O beacon Beaun Badge Badge foi projetado para oferecer aos usuários do mercado de assistência médica ou cuidador uma ferramenta sem fio para fazer uma chamada de emergência quando sob pressão; no entanto, pode operar em vários outros mercados, incluindo varejo, manufatura e hospitalidade. Um indivíduo usando o dispositivo pode simplesmente pressionar o botão de coação se ele se sentir inseguro, o que transmite um alerta para os receptores BLE que identificam quem está fazendo a chamada e a localização dessa pessoa e encaminha o alerta para as partes apropriadas, como seguranças.

A linha de produtos de crachá da BEEK, segundo a empresa, faz parte da plataforma de serviços de localização da IoT, projetada para oferecer várias funções a um único dispositivo. Enquanto muitos funcionários de hospitais podem ter três ou mais crachás (um para controle de acesso, outro para coação e um terceiro para higienização das mãos), a plataforma de Serviços de Localização da HID possibilita a oferta de todas as três funções no mesmo crachá. “Os crachás de controle de acesso são um negócio central para a HID Global”, diz Eizenberg, “e nossa oferta de Serviços de Localização HID com BLE combina todos os três crachás em um único dispositivo”.
O beacon BLE da BEEK pode ser empregado sozinho ou integrado a cartões de controle de acesso já em uso. Além disso, a funcionalidade de higiene das mãos e outros recursos de RTLS podem ser adicionados ao emblema conforme necessário ao longo do tempo.

O sistema de Serviços de Localização da HID já está sendo implantado em larga escala, informa a empresa, em saúde e outros mercados verticais. Pelo menos um dos cinco principais hospitais da América do Norte tem usado o emblema de tripla funcionalidade (coação, controle de acesso e higiene das mãos) em todas as suas instalações desde o início deste ano, observa a empresa. (O hospital pediu para permanecer sem nome.) Até o final de 2019, ele prevê, 1.000 instalações médicas estarão usando o sistema de crachá.

Rom Eizenberg, da HID Global
A Mist Systems oferece o que chama de redes sem fio de autoaprendizagem, alimentadas por inteligência artificial (AI). Além disso, a Mist é o primeiro fornecedor a unir as tecnologias Wi-Fi, BLE e IoT de nível corporativo para fornecer serviços sem fio personalizados baseados em localização sem exigir balizas alimentadas por bateria, de acordo com Sunalini Sankhavaram, gerente de produtos de localização da Mist. As soluções da empresa consistem em pontos de acesso baseados em Wi-Fi que utilizam o BLE para fornecer maior precisão de localização.
A tecnologia foi projetada para melhorar as soluções de BLE que estão sendo implementadas para orientação e conteúdo baseado em localização para os consumidores, explica Sankhavaram. Com muita frequência, diz ela, implantações de BLE no passado não puderam ser instaladas em larga escala. “Os desafios de implantar uma rede Bluetooth baseada em bateria”, quando milhares de dispositivos são necessários, não são realistas, diz ela. Com muita frequência, os beacons precisam ser verificados manualmente quanto à energia da bateria e para garantir que estejam localizados onde deveriam estar. A questão que os fundadores da Mist pediram, de acordo com Sankhavaram, foi “Como podemos tornar a infraestrutura BLE fácil de implementar, fácil de manter e fácil de escalar?” A Mist concluiu que precisava “virtualizar os beacons para eliminar as baterias”, afirma.

A Mist Systems foi lançada em 2014 e começou a ser comercializada em 2016, para garantir a adoção em larga escala dos sistemas BLE, diz Sankhavaram. Ela observa que, ao criar a funcionalidade BLE em uma infraestrutura Wi-Fi, a empresa pode monitorar a saúde de um beacon para garantir que esteja sempre em boas condições operacionais, além de permitir uma abordagem modular para conectividade Wi-Fi e BLE. Recursos RTLS e IoT com dados do sensor. A empresa oferece o software necessário para gerenciar os dados coletados, incluindo o que chama de “plataforma com tecnologia AI, serviços de visibilidade de ativos de entrega de rede”. O software captura informações do dispositivo, explica ela, e depois as envia para o mecanismo de aprendizado de máquinas de Mist.
A implantação da Mist Systems tem como objetivo fornecer orientação e engajamento móvel sem balizas alimentadas por bateria. As tags BLE beacon da HID Global ou de outro parceiro, na forma de crachás, tags de ativos ou tags de desinfetantes para as mãos, transmitem um sinal iBeacon ou Eddystone que é capturado pelos rádios BLE nos dispositivos da Mist. Esses dispositivos encaminham os dados via Wi-Fi para a plataforma baseada em nuvem da Mist, na qual o software identifica a localização de uma tag dentro de uma zona, como em uma sala de pacientes do hospital.

De acordo com a empresa, o sistema tem a flexibilidade de criar mais granularidade de localização – ou menos, dependendo das necessidades do usuário. Por exemplo, áreas públicas, como um saguão ou corredor, podem exigir pouco gerenciamento de local específico e, portanto, seriam necessários menos beacons BLE para capturar os dados das tags. Em outros casos, no entanto, beacons adicionais somente para BLE podem ser instalados e cabeados para os próprios pontos de acesso da Mist, a fim de permitir maior granularidade. A HID Global também fabrica pequenas unidades BLE alimentadas por bateria que se conectam a um dispensador de desinfetante para mãos para monitorar a conformidade das mãos com a higiene das mãos.

Sunalini Sankhavaram, da Mist
Atualmente, diz Eizenberg, a HID Global fornece dados BLE vinculados a um telefone celular ou tablet de um funcionário de saúde ou outro trabalhador, fornecendo navegação interna ou outros serviços baseados em localização. “Quando as pessoas me perguntam o que os casos de uso me intrigam”, diz, “minha resposta é sobre o que eu ainda não consigo imaginar: reduzir as barreiras à entrada e tornar a localização em tempo real difundida e disponível a qualquer desenvolvedor” sem necessidade de integração complexa. Isso abre as portas para uma inovação rápida “.
A Mist trabalha com um grande ecossistema de parceiros, diz Sankhavaram, incluindo a HID Global e sua tecnologia Bluvision. Ele fornece dados baseados em localização e parceiros com empresas que podem fornecer aplicativos, como mapeamento para fins de orientação. A tecnologia Mist foi implantada em três empresas da Fortune 10, relata, assim como em várias outras empresas que incluem instalações de assistência médica, empresas de hospitalidade, edifícios de escritórios, grandes varejistas e fabricantes, com o objetivo de acompanhar o trabalho em andamento. . As empresas também estão capturando dados do sensor por meio de dispositivos com sensores de temperatura, umidade ou movimento que podem ser conectados diretamente nos pontos de acesso da névoa, aproveitando a porta incorporada da IoT.

Alguns clientes estão substituindo a tecnologia Wi-Fi existente pela infraestrutura Wi-Fi BLE da Mist, baseada em nuvem e Wi-Fi, informa Sankhavaram, enquanto outros adicionam os pontos de acesso ao hardware existente para capturar e gerenciar dados baseados em localização ou sensores. “Estamos vendo o BLE se tornar quase uma plataforma baseada em padrões abertos de fato que pode se conectar a vários casos de uso e entrar no espaço IoT”, diz. “Isso torna a solução muito poderosa”.